quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ansiedade


Como diminuir a ANSIEDADE!

Vou definir a ansiedade como sendo uma sensação, um incômodo que sentimos no corpo que nos deixa meio agitados, impacientes… às vezes sentimos até um embrulho no estômago, um nó na garganta, a respiração fica mais curta ou inexistente. Isso mesmo, ficamos alguns segundos sem respirar em apnéia quando estamos ansiosos… o peito vai apertando, o coração dispara… parece que o corpo todo vai se tensionando. Em casos mais intensos as pessoas ficam irritadiças… brigam por qualquer coisa, respondem rispidamente sem pensar e acabam magoando aqueles mais próximos, os entes queridos e amados. A tendência é de que esse quadro piore com o passar do tempo… podendo levar a taquicardia, apnéia do sono, dores crônicas pelo corpo, fadiga e cansaço, insônia, fibromialgia… e todas as “ites” (inflamações) pelo corpo que os médicos fazem exames e nada encontram de errado.

Eu escrevi vários textos que falam mais como o corpo processa as tensões e você tem que trabalhar muito isso… – como você absorve os problemas diários. No texto de auto-cura tem algumas dicas legais, tem um link para o texto sobre postura e o de respiraçãoque podem te ajudar muito… aprender a aceitar quando as coisas não acontecem como a gente queria ou imaginava é muito importante…
Na verdade a ansiedade fica diretamente ligada a tensões na fáscia do estômago, esôfago e pulmão… dá aquele enjoo e mal estar… parece que o ar não entra direito… São tensões que a gente vai guardando desde criança, quando algum fato muito marcante aconteceu… algum medo muito grande, medo de ficar sozinho, de ser abandonado, de não ser aceito, não ser amado… os medos todos que passamos na vida. Uma experiência vai sobrepondo a outra e vamos nos tensionando cada vez mais ao passar dos anos… e a sensação fica lá! Qualquer fato novo, o de não saber se vamos ficar bem numa viagem a um lugar novo, ou se vamos entregar nosso trabalho em dia, ou se vamos chegar a tempo no médico, já nos traz um desconforto porque antecipamos uma situação desagradável… como alguma que já vivemos anteriormente. E é essa sensação que começa a aflorar e nos deixa ansiosos. É mais ou menos assim que funciona.
Entender tudo isso e mudar nosso padrão de pensamento ajuda a evitar que o corpo continue repetindo isso…  - ”mudar como?” (você deve estar pensando).
Essa mudança começa pelo simples ato de confiar de que o melhor vai acontecer… mesmo que não dê certo, é porque aquele problema vai nos ensinar algo, ou porque poderia ser muito pior… ou porque precisávamos passar por isso para que outra coisa boa aconteça…

PENSAMENTO POSITIVO!

Acredite e tenha fé de que as coisas vão se resolver no final. Faça sempre o seu melhor que o melhor é o que volta pra você! Respire fundo e viva feliz!
Um abraço, Tati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário