quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Postura Correta x Postura Errada

Eu prefiro dizer Postura Ideal X Postura Pobre!

O que acontece é que, tem muitas pessoas que tentam melhorar a postura e acabam piorando e aumentando tensões e dores musculares. E apesar de parecer estar correto, na verdade você poderá estar agravando a sua dor ao invés de melhorar.

Os principais fatores que influenciam numa “Postura Pobre” são:
Falta de auto-estima
Falta de força muscular
Atividades diárias em que a pessoa fica muito tempo sentada
Encurtamento da musculatura posterior da perna
Estresse físico, mental ou emocional
Vida sedentária
Ou o conjunto de tudo isso!Eu acredito que postura é uma atitude! Tudo começa na infância quando, os pais te comparam ou criticam… ou o medo de contar algo que você fez de errado e levar uma bronca. Falta de aceitação do grupo, se sentir inferior ou feio… Existem milhões de fatores que acabam diminuindo nossa auto-estima, nos fazendo diminuir nossa voz ao falar, nos fazem encolher o tronco como forma de proteção, abaixando a cabeça e rolando os ombros para frente… Por exemplo uma menina que tem os seios grandes acaba os escondendo por medo de ser diferente das colegas… E isso não pára aí… Continua na vida adulta.

Se você pensar em algum amigo bem sucedido na vida, alguém pra frente, alegre, confiante, um lider nato… você vai ver alguém com o tronco bem ereto, ombros largos, postura impecável! Agora pense num amigo que é inseguro, envergonhado, pode até ter um emprego bom, mas todos usam e abusam dele… você pode reparar que ele(a) vai ter o tronco mais arqueado, cabeça mais cabisbaixa e mesmo num momento de alegria e descontração, vai ter os ombros arredondados para frente…

ISSO É LINGUAGEM CORPORAL!

Agora, acredite se quiser, mas alterar a sua postura vai alterar a sua personalidade… e isso acontece porque as pessoas vão te olhar diferente, você se sente mais bonito e confiante e as pessoas passam a te respeitar mais… você não somente fortalece o corpo como fortalece o espírito, a alma!

COMO MELHORAR A MINHA POSTURA?

Existem diversas maneiras de fazer isso, milhares de terapias e mesmo a musculação pode fazer isso se você treinar com um profissional experiente. Apesar deu acreditar que o Pilates é a forma mais eficiente de transferência e manutenção da postura no dia a dia, não posso negar que é possível fazer um excelente trabalho postural independente da técnica. O que importa é o profissional.

Para entender melhor sobre postura, você primeiramente deve conhecer a coluna. Ela tem 3 curvaturas naturais (leia sobre a coluna em Coluna X Patologias) e uma Postura Ideal deveria manter estas curvaturas neutras… isto é, nem acentuá-las e nem perdê-las retificando esta curvatura.

É importante entender que quando você acentua a sua curvatura da torácica, e você pode tentar aí mesmo na cadeira… se você relaxar o corpo e sentar todo largado com as costas bem arredondadas, a sua cabeça vai ser projetada para frente e você naturalmente vai olhar para o chão. Caso a pessoa tenha uma postura parecida com esta, o que chamamos de Cifose (costas mais arredondadas), ao erguer a cabeça para olhar para frente, ela (a cabeça) vai continuar projetada para frente, aumentando agora a curvatura da cervical (pescoço), o que chamamos de Hiper Lordose Cervical. Ainda nesta posição, você vai reparar que os ombros são projetados para frente também, ocupando o espaço à frente do tronco ficando mais estreito… o que chamamos de Ombros Arredondados (com rotação interna).

Agora veja bem… nós, nos tempos modermos, fazemos tudo para dentro… escovar os dentes, dirigir, usar o computador, lavar louça, comer… só temos atividades que trabalham os músculos do ombro para dentro… e pouco fazemos para abrir o peito. Atividades como pescar, jogar vôlei, tênis são atividades onde o corpo se abre para trás em momentos de arremesso, saque… mas nem todos realizam atividades assim, que por ser unilateral, pois são realizados por apenas um lado do corpo… podem acabar provocando outros desequilíbrios… no seu dia a dia, quando é que você realiza movimentos de alcançar lá trás? Praticamente nunca… E isso tudo vai contribuindo para limitar os movimentos dos ombros, encurtando a musculatura anterior (frente) do corpo e acabam provocando problemas e dores nas costas e ombros.

Seguindo esse pensamento, muitos profissionais ao ver um ombro arredondado, vai tentar compensar fortalecendo a musculatura posterior (costas) e alongando a anterior. Parece ser essa a necessidade do corpo e muitas vezes você acaba se desanimando por não ver melhora nos resultados e pouca mudança na postura… e sabe por quê? Lembra quando eu disse que quando a coluna se arredonda para frente vai projetar a cabeça e conseqüêntemente os ombros? Bom, isso quer dizer que, você tem que primeiramente corrigir a estrutura, diminuir a curvatura da torácica e com isso automaticamente a cabeça vai voltar para o lugar dela e os ombros vão também! Claro que se a musculatura está encurtada, ainda será necessário alongar e fortalecer… mas você vai perceber a diferença na hora, sem nenhum esforço! Sempre pense nos ombro se afastando e indo para os lados e não para trás. O fato de puxar os ombros para trás não corrige a coluna e costuma trazer novas tensões na musculatura em volta da escápula (antigo omoplata), POR ISSO MUITO CUIDADO!

Agora, o mais importante é conseguir manter essa coluna mais ereta sem tensionar a musculatura das costas… e ainda mais, conseguir manter esta postura durante as atividades diárias, pois uma coisa é manter a postura isoladamente, outra é cozinhar, trabalhar, etc… sem perdê-la.

Ai que entra a eficiência do Pilates. No pilates com equipamentos, além de realizar exercícios específicos para melhorar esta postura, você também realiza movimentos muito próximos da realidade diária, e outros totalmente diferentes desafiando o controle corporal.

Agora a pergunta mais importante:

* Como melhorar a Postura sem se sentir tão cansado ao ficar ereto?

Por isso eu não gosto de chamar uma “Postura Pobre” de “Postura Errada”… pois você estará fazendo errado se tentar sentar ereto -> ”Postura Correta”, estressando a musculatura posterior das costas, aumentando as tensões da lombar e mesmo da torácica. Esses músculos que estão localizados paralelamente à coluna em toda a sua extensão são chamados PARAVERTEBRAIS e eles devem ajudar sim na postura, mas não devem ser os únicos na manutenção da mesma!

Eu sempre digo aos meus alunos, se as costas estão tensas, relaxa o corpo e começa tudo de novo, relaxando o tronco para frente totalmente para tentar desconectar e relaxar a musculatura das costas que estão trabalhando demais.
Você deve inspirar e deixar o ar entrar dentro da caixa torácica, ampliando-a como se fosse um balão… isso vai fazer com que as costelas se afastem, alongando os músculos intercostais… e o esterno vai se projetar à frente e para cima… a sensação é de que o corpo está flutuando e o topo da cabeça vai subir em direção ao teto… naturalmente a curvatura da torácica vai diminuir, assim como a de trás do pescoço… e a postura vai se corrigindo sem haver tensão nas costas. Essa expansão da caixa torácica deve ser em todas as direções, para frente, lado e trás, assim como deve-se também realizar a respiração diafragmática que é a da expansão do abdomem, todas ao mesmo tempo e de forma equilibrada.
Na expiração, você relaxa a musculatura do pescoço, ombro… e contrai o assoalho pélvico e abdomen transverso ( ver mais sobre no texto Fortalecimento do Assoalho Pélvico e do centro do corpo (CORE)) e isso fará com que essa postura se mantenha, como que se você estivesse espremendo um tubo de pasta de dente. Ao espremer o tubo a pasta vai subir se estiver fechado em baixo, e no corpo, ao contrair o abdomen, as víceras e órgãos vao ser elevados empurrando o tronco para cima de forma a aumentar os espaços entre as vértebras, descomprimindo-as. Essa conexão com o transverso abdominal pode ser feito na horizontal (deitado), sentado ou em pé. Quanto mais você treinar mais vai fortalecer esta musculatura e mais rapidamente vai conseguir fazer com que essa musculatura esteja conectada naturalmente.
É importante praticar em frente ao espelho para notar se os seus ombros não estão se elevando ao inspirar, pois o ar entra no peito sem a ajuda da musculatura do pescoço. Você tem que esperar o ar ocupar o espaço interno e fazer pressão de dentro para fora em purrando a parede interna.
A sensação é de que o esterno está subindo e apontando para o alto, como se quisesse tomar um pouco mais de luz solar… e ele deve relaxar e afundar ao expirar. Como que uma onda de relaxamento viesse do topo da cabeça, relaxando a musculatura da face e do pescoço, solte os ombros ao mesmo tempo que você conecta o centro e assoalho pélvico, para sustentar o corpo.
Tente fazer disse um movimento natural e confortável. Se for forçado e cansativo, quer dizer que alto está errado, ou faltando… pense em menos… menos esforço e mais fluidez…
Se as costas contraírem, recomece da posição mais relaxada possível, e vai inspirando e elevando o tronco… como se fosse crescendo.

A melhor postura é aquela mais confortável dentro da sua própria coluna neutra. E ela será diferente de qualquer outra pessoa… Conforme o seu corpo vai se adaptando a nova postura e você vai alongando os músculos encurtados e fortalecendo a musculatura estrutural, você vai gradualmente aprimorando a sua “Coluna Ideal”.

Mas lembre-se, treinar 2x na semana uma hora, pouco vai fazer por você, contra mais de 100 horas por semana de “Postura Pobre”. Você tem que fazer disso um hábito e quanto mais você praticar a nova postura e respirar corretamente, mais rápido será a mudança!

POSTURA É UMA ATITUDE…. não se esqueça disso!

By Tatiana Matsuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário